Líderes do Grupo
Professora titular e pesquisadora do Departamento de Administração (ADM), onde atuou como coordenadora por 2 anos e meio e foi professora homenageada 11 vezes, e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UnB, onde recebeu os prêmios de melhor professora de disciplina, melhor metodologia e metodologia mais criativa. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Orientadora de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Líder do HRM Research Team-Pesquisas em Recursos Humanos e Marketing (Site: hrm.adm.br e Instagram: @giselademofiuza). Editora associada da RBGN (Revista Brasileira de Gestão de Negócios) e membro do Comitê Científico do LABORA! gov (Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos). Realizou seu pós-doutorado em Management pela University of California, Los Angeles (UCLA), nos Estados Unidos, é doutora em Psicologia Organizacional pela Universidade de Brasília-UnB, mestre em Engenharia de Produção e Engenheira Eletricista pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Foi líder dos temas Comportamento organizacional (2014-2015) e Métodos e Técnicas de Pesquisa (2021-2022) do SemeAD (USP). Suas áreas de pesquisa são: práticas de gestão de pessoas, comportamento organizacional positivo, marketing de relacionamento, personalidade de marca, gestão do relacionamento com os cidadãos, e desenvolvimento e validação de instrumentos de pesquisa. Publicou mais de 90 artigos em revistas científicas, mais de 100 artigos em congressos, 4 livros e 24 capítulos em livros nacionais e internacionais.
Tatiane Paschoal é psicóloga pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (2003). Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (2008). Realizou estágio de doutorado na Universidad Complutense de Madrid, Espanha (2006-2007). Estágio pós-doutoral na Universidade de Bologna (2023). Atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília. Atua como pesquisadora e líder do Grupo de Pesquisa Human Resources and Marketing (HRM) e como pesquisadora parceira do Grupo de Pesquisa em Ergonomia Aplicada ao Setor Público (ErgoPublic). O interesse de pesquisa e atuação inclui os seguintes temas: gestão de pessoas com foco em qualidade de vida no trabalho; práticas de gestão de pessoas em organizações públicas; arranjos flexíveis de trabalho; bem-estar no trabalho; estresse no trabalho.
Professoras e Professores Parceiros & Estudantes
Gestão de Pessoas & Comportamento Organizacional Positivo
Karla Veloso Coura é pós-doutora em Administração pela Universidade de Brasília – UnB (2022); Doutora em Administração pela Universidade de Brasília – UnB (bolsista Fapemig e auxílio da Capes); Mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes; Especialista em Matemática e em Administração Financeira pela UNA; MBA Profissional com área de concentração em Marketing pela UNA; Graduação em Matemática e em Administração pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. Professora Efetiva da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes do Departamento de Ciências da Administração/Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA. Chefe do Departamento de Ciências da Administração – CCSA – Unimontes (2023 – 2024). Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial – PPGDEE. Áreas de atuação, pesquisa e publicação: Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Administração da Produção e Operações, e Pesquisa Operacional.
Magda Donia ingressou na Telfer School of Management em 2011 como professora assistente de gestão de recursos humanos e comportamento organizacional. É mestre e doutora em Administração pela John Molson School of Business da Universidade de Concordia, Canadá, e bacharel em Ciência Política pela Universidade McGill, Canadá. Ela é multilingue (fluente em inglês e português e com conhecimento prático de espanhol e francês) tendo vivido no Brasil, Canadá e Europa. Seus principais interesses de pesquisa concentram-se em doações individuais e organizacionais que excedem as expectativas formais do papel. Entre outras áreas de pesquisa, ela também estuda o papel dos sistemas de avaliação por pares na melhoria do desempenho dos alunos no ensino superior.
Nairana Caneppele Bussler Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Administração do Centro Universitário Unihorizontes. Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) com período de extensão universitária em Innovation Entrepreneurship no Institut dAdministration des Entreprises (IAE) da Université Grenoble Alpes (UGA) na França. Mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), especialista em Coaching e Gerenciamento de Pessoas (UNIJUÍ) e graduada em Administração (UNIJUÍ). Professora convidada nos Programas de Pós-graduação Lato Sensu do Centro Universitário Senac São Paulo, Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). É integrante do grupo de pesquisa em Estratégia Comportamental (UNINOVE), do Human Resources & Marketing Research Team (HR&M) e do Núcleo de Pesquisa em Estratégia e Competitividade (Unihorizontes). Membro da comissão ESOFuture da divisão Estratégia nas Organizações (ESO) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD). Editora associada na Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM), editora-chefe na Revista Horizontes Interdisciplinares da Gestão e editora convidada na Revista Brasileira de Marketing (ReMark). Recebeu o prêmio de melhor tese do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) defendida no ano de 2021. Coordenadora Adjunta do projeto de Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (VUEI) financiado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE-MG) (2023-2024).
Professora no Instituto Federal de Brasília (IFB – Campus Gama). Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA da Universidade de Brasília (UnB). Participa do Grupo de Pesquisas em Gestão de Pessoas, Clientes e Cidadãos (GP2C2). Foi professora substituta no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – Campus Cariacica. Mestre em Administração de Empresas pelo Programa de Pós Graduação em Administração (PPGADM) pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, na linha Organizações e Trabalho, participando também do Grupo de Estudos sobre Poder em Organizações (GEPO). Possui Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2015), MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV (2013) e graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007). Atuação em projetos de Gestão Social e Ambiental, Políticas Públicas, Práticas de Justiça Restaurativa e Gerenciamento de Projetos Sociais. Atua como pesquisadora no Human Resources & Marketing Research Team (HR&M). Seus interesses de pesquisa concentram-se em: Gestão de Pessoas, Teletrabalho, Qualidade de Vida no (Tele)trabalho, Liderança, Práticas de Gestão de Pessoas, Interseccionalidade e Diversidade nas Organizações.
Estudantes
Marketing & Marcas
Eluiza Watanabe é professora do Departamento de Administração e do Programa de Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Administração pela Universidade de Brasília -UnB (2014). Possui mestrado em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008). Experiências em estudos relacionados ao marketing e comportamento do consumidor. Líder do grupo de pesquisa Conscient- Estudos em Consumo Sustentável e membro do Núcleo de Pesquisa Experimenta e do Human Resources & Marketing Research Team (HR&M). É membro da SCORAI Brazil – Sustainable Consumption Research, Action and Initiative no Brasil (http://scorai.org/brazil). Interesse em temas relacionados ao marketing de alimentos, comportamento do consumidor de alimentos, consumo sustentável, estratégias de marketing e desempenho das empresas, e delineamentos experimentais.
Patricia Guarnieri é professora associada do curso de Administração da Universidade de Brasilia (UnB). Professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Agronegócio e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília (UnB) e curso de bacharelado em Administração. Bolsista Produtividade CNPq – PQ2. Estágio pós-doutoral na Università di Bologna – Economia Circular (2019- 2020). Estágio pós-doutoral na Universidade de Brasília – Compras Públicas Estratégicas (2016-2018). Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (2009-2012). Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2005-2006). Especialista em Gestão Empresarial pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Cascavel e Instituto Brasileiro de Pesquisas Sócio-Econômicas (2001-2002) e, Especialista em Docência no Ensino Superior pela União Panamericana de Ensino (2003-2005). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2000. Tem experiência em Gestão de Empresas, atuando principalmente nas seguintes áreas: Logística de Suprimentos e Logística Reversa, Gestão de parcerias e relacionamentos colaborativos no SCM, Economia Circular e Análise de decisões. É autora do livro Logística Reversa: em busca do equilíbrio econômico e ambiental. Possui artigos publicados em eventos e periódicos nacionais e internacionais, capítulos em livros nacionais e internacionais. Referee de periódicos nacionais e internacionais, além de eventos nacionais e internacionais. É líder do Grupo de Pesquisas e Estudos Avançados em Logística e SCM (GEALOGS). É pesquisadora dos grupos de pesquisa:Grupo de Pesquisa em Operações, Logística e Métodos de Apoio à Decisão (GOMETA) e Human Resources & Marketing Research Team (HR&M).
Rafael Barreiros Porto é professor Associado no Departamento de Administração da Universidade de Brasília e do Programa de Pós-Graduação em Administração da UnB (PPGA/UnB). Ele é bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq (PQ-1D) e diretor de Comunicação e de Publicações da ANPAD 2021-2023. Ele concluiu seu doutorado em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília e pós doutorado em Economia Comportamental aplicada ao Marketing pela Cardiff Business School (UK). Atuou como o editor-chefe da Revista Contabilidade, Gestão e Governança, foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da UnB, ex coordenador da linha de pesquisa Estratégia, Marketing e Inovação neste programa e foi membro de comitê de avaliação de Programas de Pós-Graduação em Administração, Contabilidade e Turismo, Qualis Periódico e Qualis Livro da Capes. Ele é líder do Núcleo de Pesquisa Experimenta – pesquisa em desempenho de estratégia e marketing e pesquisador dos seguintes grupos de pesquisa: ADMKT, HR&M e GRAMMA. Concluiu 8 orientações de doutorado e 15 de mestrado acadêmico e 1 pós doutorado. Atua na área de Administração, com ênfase em marketing. Temas de interesse: economia comportamental aplicada ao marketing e suas consequências empresariais; modelagem econométrica e experimental em marketing; dinâmica dos efeitos do marketing no desempenho financeiro empresarial; influência das atividades de marketing na compra e escolha de marcas; gestão de marcas e brand equity (valor de marca).
Thelma Valeria Rocha Rodrigues é professora do Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA da ESPM e MPCC (Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor). São 22 anos de ESPM, com 21 orientações de Mestrado concluídas e 5 orientações de Doutorado, e 1 orientação de Pós-Doc nas áreas de Marketing e Comportamento do Consumidor . Fez doutorado em Administração com ênfase em Marketing pela FEA-USP. Mestrado em Administração Mercadológica pela EAESP/ FGV com especialização em International Business pela Stockholm School of Economics (SSE) Suécia. É graduada em Administração pela FEA/USP e graduada em Engenharia de Produção pela FEI. Possui 50 publicações em diversos Journals, com destaque para Journal of International Management (JIM) e Journal of Retailing and Consumer Services (ambos A1), The Review of Business Management – RBGN e RAUSP Management Journal (ambos A2), REMARK, Internext, entre outras. Foi coordenadora do PPGA da ESPM entre 2012 a 2015, quando o curso teve sua primeira avaliação trienal, com nota 4, e obteve seu pedido de Doutorado aprovado. Pesquisa o tema International Franchising, International Marketing Strategy e Relationship Marketing. Teve funções executivas na área de Marketing por 12 anos nas empresas Credicard SA, Mapfre, MyWeb e CPM onde foi Gerente de Marketing. É autora de 11 livros: Gestão dos Stakeholders com Andrea Goldschmidt; A Hora da Recompensa, com André Veloso; e a Coleção Marketing com 4 volumes, pela Editora Saraiva. Autora também da coleção Internacionalização das Franquias Brasileiras, publicada a cada dois anos, desde 2010, até 2018, foram 5 volumes, em parceria com a ABF. É formada em Terapia Artística Antroposófica pela Toré, que pertence a Associação Aurora em São Paulo. E atende como Terapeuta Artística com Ateliê Próprio. É filiada à SAB (Sociedade Antroposófica Brasileira).