Sobre o grupo de pesquisa

SOMOS DIRECIONADOS PELOS IMPACTOS ACADÊMICOS, GERENCIAIS E SOCIAIS.

Fundação: 2009

Nosso objetivo

Nosso objetivo é  trabalhar por projetos cujos resultados são artigos científicos a serem submetidos aos principais eventos e periódicos da área de Administração no país e no exterior, contribuindo com a produção acadêmica da área, e desenvolvendo as competências de cada membro do nosso time de pesquisadores, para que possamos gerar reais impactos teóricos, gerenciais e sociais.

Linhas de pesquisa

  1. Gestão de Pessoas & Comportamento Organizacional Positivo: pretende-se estudar políticas e práticas organizacionais, sob a perspectiva da Gestão Estratégica de Pessoas, especialmente no que tange às suas relações com outras variáveis do Comportamento Organizacional Positivo, com foco na promoção de ambientes laborais mais humanizados, privilegiando o bem-estar e a qualidade de vida de colaboradores e servidores públicos, bem como na otimização dos resultados organizacionais, em tradicionais e diferentes arranjos de trabalho, como o teletrabalho.
  2. Marketing & Marcas: pretende-se avançar nos estudos de marketing de relacionamento e CRM (Customer Relationship Management) e da gestão da experiência dos clientes e demais parceiros de negócios, identificando relações com variáveis do comportamento do consumidor e da gestão de marcas/branding, como personalidade de marca e valor da marca, com foco em desenvolver relacionamentos por meio de conexões verdadeiras com pessoas, organizações, sociedade e suas necessidades, preconizando a ética, a responsabilidade socioambiental e a efetividade empresarial. No âmbito do setor público, pretende-se realizar pesquisas diagnósticas, relativas à Gestão do Relacionamento com os Cidadãos (CiRM-Citizen Relationship Management)), ou Marketing de Relacionamento no setor público, focando a melhoria da eficiência e celeridade da prestação dos serviços públicos, bem como um atendimento de mais qualidade ao cidadão, incentivando a cidadania de maneira geral e contribuindo para uma melhora da imagem das instituições públicas.
Privilegiamos pesquisas multimétodo para, além de mensurar os fenômenos, melhor interpretá-los e compreendê-los em seus contextos. Assim, os principais métodos e técnicas de coleta e análise que temos utilizado em nossas pesquisas são: 
  1. pesquisas quantitativas (surveys com questionários para testes de modelos estruturais de relações entre variáveis e de modelos de mensuração diagnósticos em busca de evidências de validade e confiabilidade);
  2. pesquisas qualitativas (revisões sistemáticas da literatura, entrevistas, grupo focal, análise de conteúdo, bem como análise semântica e de juizes para desenvolver e adaptar instrumentos/questionários/escalas de pesquisa).
Logo HR&m - Grupo de pesquisas em Gestão de Pessoas e Marketing